Um espaço para partilhar pensamentos, opiniões, gostos e desgostos nas palavras de uma moçambicana descobrindo-se e descobrindo os dias que se sucedem...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"X" - Labirinto

“Quando chegámos à discoteca, alguns amigos passaram por nós. O Manuel disse qualquer coisa que não compreendi e eu fui ter com ele ao carro. Era só para se despedir porque afinal bazava hoje para os E.U.A.
Entretanto, o X já ia longe. Quando tentei falar com ele, mandou-me embora, tratou-me mal, até me bateu na testa. Claro que acabei por chorar e toda a gente viu.
Quando voltámos os dois para casa, ele recomeçou a discutir comigo, bateu-me na testa e nas costas, atirou-me coisas… Eu tive uma falta de ar muito estranha, por causa da pancada nas costas, e o X pensou que era fingimento, de modo que não me ajudou.
Esta manhã começou a brincar comigo e acabámos por ficar fixes.
Mas estas reacções dele deixam-me perplexa. Eu não entendo como é que ele é capaz de me dizer certas coisas, de me bater (mesmo ao de leve), de mostrar tanta raiva por mim. Sabes, eu tenho muito medo do X quando ele se zanga. Ele já me magoou outras vezes e vê-se que lhe custa controlar-se a ele próprio quando bebe e se chateia.
Por outro lado, acho horrível ter medo dele, a pessoa que amo e que quero comigo, e isto faz-me pensar no que o X me fará no dia em que acontecer alguma coisa mesmo grave. Sim, porque estas zangas acontecem por coisas que no fundo não têm importância nenhuma. Isto é horrível!
Por outro lado, acho uma estupidez que eu tenha esta idade e já viva este tipo de problema. O que o X me fez estas vezes todas já é mais do que suficiente para eu não o querer mais à minha frente, para não o respeitar de todo.
Mas eu continuo a amá-lo. Tenho que encontrar uma maneira de acalmar esta reacções do X. E não é por fazer tudo o que ele quer para que não se chateie. Isso não vai mudar a maneira dele ser. Ele tem é que conseguir controlar-se. E tenho que ser eu a conseguir isso!”

Maura Quatorze (aos 17 anos)
Diário de 20 de Agosto de 1997

2 comentários:

  1. és mesmo muito corajosa. És porventura a mulher mais corajosa que conheci até hoje. Antes de conhecer a história que relatas, achava que eras uma mulher forte, muito forte, incapaz de aceitar a violência numa relação. A minha opinião não mudou. És corajosa por aceitar; s corajosa por teres conseguido libertar-te; és corajosa por partilhar. E eu tenho muito orgulho em ser tua amiga. bj

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Mil vezes parabéns!

    Parabéns por teres vencido o medo, parabéns por teres ultrapassado esta história maldita, parabéns por teres transformado essa experiência num belíssimo trabalho... em AS CARTAS, ouvi-a dizer dizer que sim, que tinha OPÇÃO, sim... fiquei muito orgulhosa!

    Beijinho, muitos beijinhos

    ResponderEliminar